Mentoria com Romero Rodrigues - Investimentos e Startups

- Não tem regra quanto o investimento. Nem toda empresa é para venture capital. E o fato de uma empresa não fazer sentido para um fundo investir não quer dizer que ela não possa ser uma exelente empresa ou gigante.

- "Investimos em empresas que são extremamente grandes enquanto elas são muito pequenas". Negócio escalável. Investimento de U$$ 1mi a U$$3mi em negócios com potencial para elevar o faturamento em 18-24 meses.

Nem todo modelo de negócios segue essa receita, isso não quer dizer que ele não seja uma excelente oportunidade, como foi o Buscapé.

- Um dos motivos de buscar capital de risco é que com mais capital você consegue acelerar o seu crescimento ainda que de uma forma saudável. Crescer só por crescer, desorganizado e sem planejamento não faz sentido.
- Outro motivo para receber investimento é o smart money, um "sobrenome" que possa te ajudar no empreendimento, seja com tempo, esforço, networking ou mentoria.

- Pelo risco que as startups possuem, a melhor forma é dividir os investimentos por etapas. Por exemplo, o investimento anjo geralmente surge na criação do MVP, seja vindo de familiares, amigos ou colega de trabalho. Nesse estágio, depois de ter conseguido colocar o protótipo no ar, tirando o risco da mesa, ele se torna mais interessante para que fundos e aceleradoras invistam, já que a idéia já foi validada e o risco diminuiu.
 Não é uma regra ter receita primeiro para ter investidor, inclusive existem investidores especializados nessa etapa de pré-faturamento, que são as aceleradoras. O fundo de Romero trabalha com cheques Series A, que seria o momento posterior ao anjo e a aceleradora, onde a startup já possui receira.

- É mais possível levantar dinheiro só com uma ideia, mas não é impossível, mesmo sem o plano de negócios, sem o MVP rodando, porém você aumenta a dificuldade e o risco desse processo. Esse investidor provavelmente é alguém que acredita muito na sua ideia e que já tenha trabalhado contigo, e tem conhecimento da sua competência. Em geral quanto mais você reduz a percepção de risco, mais você aumenta a sua liquidez e o valuation, formatando bom o plano, mostrando qual é o mercado que você atua, qual é o tamanho dele, quanto é que você vai capturar, qual é a dor que você resolve etc.

- A RedPoint tem uma metodologia para investir, que entende que os founders tem que ter o controle da startup, no sentido de que os outros investidores, sejam eles anjos, aceleradoras ou qualquer outro não morderam uma fração muito grande da sociedade, pois isso acaba com o tesão e o entusiamo do empreendedor e o desestimula. Investimentos Series A são feitos apenas quando o "captable" é favorável ao empreendedor, segundo a RedPoint.

- O founder precisa ter a visão do investimento, e ter visão de que mesmo uma porcentagem menor da sua sociedade, no contrato do investimento, não siginifica que ele vai passar a receber menos, e sim mais comparando com a sua posição antes do investimento. O empreendedor precisa ser flexível para explicar aos anjos essa visão, cujo a maioria é leiga no assunto. O founder também precisa saber defender e proteger a sua posição de controle da startup.

- Canais para se chegar ao investidor são diversos, desde formulários em sitea, até o linkedin, e os mais diversos meios de comunicação, como instagram, facebook etc.

- Um "não" não siginifca que o seu projeto não é bom. Ele está sendo analisado entre mais de 2000 outras startups. Não obter resposta ou receber um não, não quer dizer que o empreendedor não tem brilho nos olhos e ou que não é competente.

- Você precisa se manter em ambientes facilitadores do ecossistema, em eventos, em associações de densidade como o CUBO, Campus etc para ter networking e ter sua ideia apresentada.

- O contrato de investimento tem diversas cláusulas, e o founder tem que estudar todas elas para que não perca posição. É necessário também contratar um advogado experiente no assunto, e que esteja engajado no ecossitema..

- Investidores estrangeiros buscam startups mais maduras, interresadas em cheques Serie B.

- Estabelecer valuations muito grandes acima de sua startup, infladas, acarreta enormes problemas no futuro quanto a questão de porcentagem da sociedade e dos investimentos, pois esse valuation pode desinflar com o andamento das operações. Assegure-se de que a sua valuation expresse o real valor da sua startup, caso o contrário o contrato dos investidores viram com cláusulas que dão muito poder a eles. Não infle o seu valor, não pule degraus.

- Você precisa comprovar as suas hipóteses da sua ideia. O seu MVP não precisa ser de tecnologia e sim de negócio, a ponto de provar a hipótese e validar a sua ideia.

"Ideia não é de quem tem. Ideia é de quem faz".
 Uma ideia não vale de nada se não é aliada a alguém que possa torná-la concreta, alguém competende e com mindset alinhado para operar as s