Tecnologia Ousada
Deixar uma marca no universo. Deixar uma Marca Gigante. Criar algo Importante.
OS 6Ds
DigitalizaçãoQual quer processo ou produto que possa mudar do físico para o digital adquire poder exponencial.
Decepção
Decepção é o nome dado ao momento em que o crescimento exponencial parece estar escondido, pois a viralidade, a exponencialidade inicial, parece ser pequena, mas com o tempo ela se torna cada vez mais impactante. 1, 2, 4, 8, 16, 32, 64 ...
Disrupção
A Disrupção é o momento em que o crescimento exponencial é aparente o suficiente para concorrer, de forma mais eficaz, com os players arcaicos e tradicionais do setor onde essa tecnologia atua.
Desmonetização
A Desmonetização é o processo da exponencialidade onde o custo ao cliente é 0, ou quase isso. Startups oferecem serviços grátis, como o Google, o Youtube, o Skype, o Mercado Livre, Buscapé entre outros, e monetizam-se de outras formas.
Desmaterialização
O que antes existia de na forma física, câmeras digitais, calculadora, videogames, GPS entre outros, simplesmente se desmaterializaram quando digitalizados.
Democratização
Nesse processo é importante analisar que todos esses utilitários foram reduzidos a preços baixíssimos quando integrados ao smartphone via plataformas digitais e aplicativos, exaltando essa disrupção como tradicional, criando uma democratização do uso
As startups são exutas. Não possuem centenas de funcionários para funcionar, criam valor para milhares de clientes diretamente do meio digital, crescem em escala muito rápido, devido a viralidade e exponencialidade.
Tecnologias Exponenciais
O que funcionou ontem, pode não funcionar mais hoje ou amanhã. Tudo muda todos os dias, e para empreender de forma impactante você deve estar com a mente á frente do tempo que se situa, buscando oportunidades, tendências, possibilidades, e nunca duvidar de algum projeto ou ideia. Você deve cultivar uma visão. Você não pode se deixar dissuadir, deve cultivar a sua visão de uma forma humilde, buscando como trazer perspectivas do futuro para o presente.
Clico de Hype
É o crescimento exponencial disfarçado, onde há a passagem dos 6Ds.
Desencadeador da tecnologia
- O empreendor primeiramente desencadeia a ideia e a tecnologia, é a fase onde geralmente ocorre a primeira rodada de financiamneto de capital.
Pico das expectativas
- Num segundo momento, há uma expectativa exagerada da startup pelos meios de comunicação.
- Começa a surgir atividades alem dos adotantes iniciais da ideia. Também começa a se gerar uma cobertura negativa da imprensa
Vale da desilução
- Consolidação dos forncedores e fracassos.
- Segunda e terceira rodada de financiamneto de capital de risco
-Menos de 5% do púlico potencial adotou plenamente
Rampa do esclarecimento
- Produtos de segunda geração, alguns serviços
- Desenvolvimento de metodologias e melhores práticas
- Produto de terceira geração pronto para uso, conjunto de produtos
Planalto da produtividade
-Fase da adoção de alto crescimento começa
Desencadeador da tecnologia -> Pico das expectatitivas -> Vale da desilusão -> Rampa do esclarecimento -> Planalto da produtividade
Oportunidades
Impressão 3DRedes e Sensores
A internet é um meio invisível que possibilitou a conexão entre as mais variadas coisas. Ela primeiramente serviu para trazer conexão sem fio para a casa de milhares de pessoas, intermediando a recepção e entrega de dados via web. Nesse momento, a visão empreendedora tomou forma, surgindo diversos negócios alicerçados por essa tecnologia, não necessariamente operando 100% via web, mas tendo a web como um dos pilares para o seu funcionamento, como a Amazon, Buscapé, Google e Facebook.
Então começamos a observar o surgimento de dispositivos que usufruiram dessa rede para trazer valor ás pessoas, e denominamos de "internet das coisas". TVs, Carros, lampadas e diversas coisas do nosso dia a dia tem sido modernizadas via com a implantação da internet, criando o valor tanto para os clientes quando para os produtores. Uma vez que a internet é inserida num objeto usado por uma pessoa constantemente, o cliente tem sua experiência de uso amplificada, já que a internet pode trazer informações e fazer a ponte entre conteúdos relevantes para aquele cliente que antes aquele objeto não tinha como fazer, e também cria valor para os produtores e empreendedores, por meio da geolocalização, tempo de uso, diagnósticos e análises sobre o uso individual de cada usuário, já que a internet serve de intermediadora crucial para captação de informações valiosas sobre os clientes, assim permitindo que os desenvolvedores e empreendedores operem de forma que criem uma melhor experiência para o cliente.
Podemos citar como exemplos disso o Youtube, que filtra vídeos relevantes para cada perfil de usuário, o Waze, que utiliza da geolocalização dos usuários criando uma colaboração coletiva que permite criar valor entre os motoristas, indicando onde há maiores fluxos de transito, lentidão etc.
Computação Infinita
Esse é o termo para descrever a progressão da comptutação de algo escasso e caro, para algo abundante e barato. O que você possui no bolso hoje, representa algo infinitamente mais caro e infinitamente melhor do que os computadores 1970, por exemplo.
Esse processo de democratização e redução dos custos de produção permitiu que as empresas de tecnologias que antes necessitavam da instalação de enormes servidores, que antes demoravam meses para serem instalados, além dos preços altíssimos, fossem instaladas nos servidores da Nuvem.
A computação infinita demonetiza os erros, democratizando, assim, a exeperimentação. Já não precisamos mais descartar ideias excêntricas por causa da perca de tempo e de recursos que os empreenderoes enfrentavam.
Inteligência Artificial
A internet das coisas serve como os "braços, pernas, ouvidos e olhos" das IAs.
As IAs conseguem ver, ler, escrever e fazer quase tudo a você integrando conhecimentos e dispositivos, alicerçado por algoritimos que façam isso. A IA abre um enorme gap de oportunidades para empreendedores. Ter visão e aplicar essa tecnologia aos negócios é crucial para os próximos empreendimentos exponenciais e causar disrupção. Serviços de IA na nuvem por empresas, como o Watson e o D-Wave, permite que os empreendedores armem os próximos grandes negócios.
A Inteligência Artifical serve de assitente pessoal nas mais diversas áreas.
Robótica
Capacitados por uma nova geração de sensores e acionadores movidos pela computação infinita e pela IA, a robótica abre um campo surpreendentemente valioso, podendo resolver problemas de ordem física e braçais, já que o mercado de mão de obra não qualificada vale trilhões. Agora cabe aos empreendedores exponenciais explorar oportunidades nesse campo, instigando ideias e transformando em startups promissoras e as mais diversas possibilidades de criação de valor para os clientes.
Genômica e biologia sintética
A engenharia genética tem permitido a alteração gênica de organismos para criar estruturas que nos auxiliem no nosso dia a dia, além da cura de doenças como diabtese, câncer entre outros problemas. Estudos e a aplicação dessas funcionalidades tem sido democratizado, e esta a cargo dos empreendedores identificar maneiras de trazer á realidade soluções para os mais variados problemas existentes no nosso dia a dia.
Mentalidade Ousada
- Mentalidade alinhada e harmonizada aos valores individuais e inclinada aos resultados.
- Identificar uma Meta.
- Empenho -> Você precisa acreditar no que está fazendo.
Alinhamento aos valores individuais
- Nada mais importa senão a criação de valor para o futuro, e a sua capacidade de fazer isso. O resto é dipesando de preocupações. Prazer desmedido, procrastinação, frustação preocupação por objetos que se danificaram, nada tem valor e deve ser levado em conta durante o seu dia produtivo e feliz.
- Você deve focar-se em fazer o melhor. Se você pudesse voltar no tempo faria melhor.
- Buscar o conhecimento variado e desconecto das áreas que você atua ajuda a ampliar o seu campo de visão para oportunidades além de permitir uma melhor flexibilidade durante sua operação no dia produtivo e feliz.
- Jogar para não perder é mediocre. Jogar para ganhar é um dos pilares da satisfação e felicidade.
Interação Rápida
- "Fracasse cedo, fracasse com frequência, fracasse avançando"
Aprender com os erros, aprender com os feedbacks pessoais, e dos clientes é a melhor forma de crescer.
"Se você não está envergonhado da primeira versão do seu produto, lançou-o tarde de mais." Isso significa que o empreendedor buscou formas de melhorar e descobrir as falhas e possíveis melhorias que podiam ser feitas no projeto antes do lançamento, ao invés de lançá-lo e ir adaptando-o na medida que os feedbacks aparecendo, que é o que acontece com o produto mínimo viável que as startups lançam para por uma ideia de pé.
Motivação 2.0
Recompensas extrínsecas, como o dinheiro, só funcionam até o momento em que as nossas necessidades básicas são contempladas. Depois, apenas recompensas intrínsecas, como satisfações internas e emocionais são cruciais para a produtividade e captura de bons resultados.
Três dessas recompensas intrínsecas se destacam: a autonomia, maestria e propósito.
A autonomia é o desejo de conduzir o próprio barco; maestria, a vontade de conduzi-lo bem; e propósito, a necessidade que a jornada signifique algo.
Induzir autonomia pode ser feito fazendo você serguir a sua própria curiosidade. Induzir maestria é criar uma interação rápida, onde o ciclo de aprendizagem é acelerado, por meio dos fracassos seguidos de concertos e absorção de conhecimento. Induzir propósito tem haver com alinhamento de metas com valores individuais.
8 Princípios de Inovação da Google
1. Foque no Usuário
2. Compartilhe tudo. Permita que as pessoas deem sugestões e feedbacks.
3. Procure ideias por toda parte
4. Pense grande, mas comece pequeno.
5. Nunca deixe de fracassar.
6. Desencadeie com imaginação, alimente com dados.
7. Seja uma plataforma.
8. Tenha uma missão significativa.
FLUXO
O fluxo pode ser desencadeado por fatores ambientais, psicológicos, sociais e criativos. Vejamos alguns deles:
- Quando há perigo esperitando no ambiente, tratamos de colaborar para entrar en fluxo para que tudo dê certo. -> Você pode morrer a qualquer instante, logo o que importa é o que você realiza e tem sentido para você.
- Aprender na prática como construir algo relevante para você contribui para o fluxo. Contruir na prática não se limita apenas a uma leitura, exige empenho e foco no que está fazendo. -> Se eu pudesse voltar no tempo, faria melhor.
- Conscientizar-se de que não agir ou agir de determinada maneira no exato momento de desdobrará em consequências não desejadas no futuro é uma maneira de criar fluxo. É o chamado Feedback imediato.
Induzir autonomia pode ser feito fazendo você serguir a sua própria curiosidade. Induzir maestria é criar uma interação rápida, onde o ciclo de aprendizagem é acelerado, por meio dos fracassos seguidos de concertos e absorção de conhecimento. Induzir propósito tem haver com alinhamento de metas com valores individuais.
8 Princípios de Inovação da Google
1. Foque no Usuário
2. Compartilhe tudo. Permita que as pessoas deem sugestões e feedbacks.
3. Procure ideias por toda parte
4. Pense grande, mas comece pequeno.
5. Nunca deixe de fracassar.
6. Desencadeie com imaginação, alimente com dados.
7. Seja uma plataforma.
8. Tenha uma missão significativa.
FLUXO
O fluxo pode ser desencadeado por fatores ambientais, psicológicos, sociais e criativos. Vejamos alguns deles:
- Quando há perigo esperitando no ambiente, tratamos de colaborar para entrar en fluxo para que tudo dê certo. -> Você pode morrer a qualquer instante, logo o que importa é o que você realiza e tem sentido para você.
- Aprender na prática como construir algo relevante para você contribui para o fluxo. Contruir na prática não se limita apenas a uma leitura, exige empenho e foco no que está fazendo. -> Se eu pudesse voltar no tempo, faria melhor.
- Conscientizar-se de que não agir ou agir de determinada maneira no exato momento de desdobrará em consequências não desejadas no futuro é uma maneira de criar fluxo. É o chamado Feedback imediato.
- Criar fluxo grupal implica na disseminação de um propósito coletivo entre o tome de participantes, que acabam trabalhando em prol daquele resultado específico.
- Trabalhar em condições que se destaca a operação com experiências diferentes das quais você está habituado cria um estado de fluxo, em visão de bons resultados
Pensamento em larga escala
- Correr e atenuar riscos
- Interação rápida e experimentação incessante
- Entusiamso e propósito
- Pensamento de longo prazo
- Pensamento centrado no cliente
- Pensamento probabilístico
- Pensamento racionalmente otimista
- Confiança em princípios básicos, também conhecidos como verdades fundamentais
Empreendedores exponenciais
Elon Musk
"Em geral resultados não são determinísticos, e sim probabilísticos". Pensar em probabilidades - "Esse negócio tem 60% de chance de sucesso" - em vez de deterministicamente - "Se eu fizer A e B, então ocorrerá C" - nos protege não apenas da supersimplificação, que Jeff Bezos entende como uma simplificação de um processo realmente complexo, tornando o procresso numa história reconfortante, sem senso de urgência, que impele numa preguiça do cérebro para agir.
Como Elon Musk escolhe quais fluxos explorar depende da relação entre essas probabilidades e da importância de seu objetivo. " Ainda que a probabilidade de sucesso seja baixa, se o objetivo for mesmo importante, vale a pena continuar. Inversamente, se o objetivo não for tão importante, a probabilidade precisa ser bem maior."
Nível da exploração das oportunidades = Probabilidade(cte) x Importância do Objetivo (variável)
Sir Richard Branson
Empreender é diversão, adrenalina. Criar impacto, criar alho importante, centrado na total satisfação do cliente é a real formula da felicidade para empreendedores ousados, sempre projetando-se contra perdas.
Jeff Bezos
É difícil capturar algo que todos já sabem que é quente. Em vez disso, fique de prontidão e espere a onde chegar. Aií você pergunta: "Posicionar-me como?".Você deve se apaixonar com o que empreende.
Jeff sabia dos riscos que tinha em largar o emprego e empreender, mas contava com a dor do arrependimento que sentiria aos 80 anos se perdesse a oportunidade e a chance de empreender quando jovem.
Lary Page
Para Lary, devemos trabalhar em algo que possa mudar o mundo. Lary cultiva e dissemina aum desprezo saudável pelo impossível, isto é, não um devaneio inviável, mas uma análise sóbria dos fatos, entre eles:
- A tecnologia vem acelerando de maneira exponencial e transformando a escassez em abundância.
- As ferramentas do amanhã estão nos dando uma alavancagem crescente para a resolução de problemas.
- O mundo, com base em dezenas de indicadores, está ficando exponencialmente melhor.
- Pequenas equipes estão agora mais emponderadas do que nunca para resolver grandes desafios.
Portando, temos que ser 10x melhor em tudo que fazemos, assim teremos o futuro de resultados extraordinários colando-se ao presente.
Multidão Ousada
A penetração global de indivíduos em massa na comunicação e dinâmica da internet tem como perspectiva uma multidão de mais de 3 bilhões de novos usuários para o futuro. As tecnologias de comunicação que sustentam a multidão estão crescendo exponencialmente. As tecnologias exponencias estão sendo democratizadas, fortalecendo a capacidade produtiva de bilhões de pessoas. Esses fatores realçam o poder do crowdsourcing, ou a colaboração coletiva, para a produtividade e criação de valor, demonstrando um gap imenso de oportunidades exponenciais.
Empreendedores exponenciais podem usar da multidão ousada e do potencial produtivo que essas tem para criar valor. Mas um ponto interessante a resaltar é o que o reCAPTCHA e o Duolingo faz com a solução de certos problemas de clientes e empresas. No reCAPTCHA, reescrever as palavras que aparecem no pequeno bloco serve, ao mesmo tempo que distinguir robôs de humamnos, quanto para digitalizar as palavras de livros que os robôs não conseguem. O Duolingo faz o mesmo, ajudando usuários a aprenderem linguas estrageiras, traduzindo textos de mídias internacionais, criando valor tirado do trabalho gerado pelos clientes
Empreendedores exponenciais podem usar da multidão ousada e do potencial produtivo que essas tem para criar valor. Mas um ponto interessante a resaltar é o que o reCAPTCHA e o Duolingo faz com a solução de certos problemas de clientes e empresas. No reCAPTCHA, reescrever as palavras que aparecem no pequeno bloco serve, ao mesmo tempo que distinguir robôs de humamnos, quanto para digitalizar as palavras de livros que os robôs não conseguem. O Duolingo faz o mesmo, ajudando usuários a aprenderem linguas estrageiras, traduzindo textos de mídias internacionais, criando valor tirado do trabalho gerado pelos clientes
1. Crowdsourcing de tarefas
Crowdsourcing de tarefas significa fazer com que alguma pessoa, em qualquer lugar, faça o trabalho para você. E essas tarefas são divididas em micro e macro. As microtarefas, como foi no caso do reCAPTCHA, podem no final das contas contribuir para a solução de um trabalho muito maior, mas fragmentado pela "exploração" do tempo e trabalho produtivo de muitas pessoas. As macrotarefas dependem de alguns requisitos, geralmente como:
- Servoços que não podem ser decompostos
- Podem ser feitos independentemente
- Requerem algum tipo de habilidade específica ou processo de pensamento
- São cumulativos e dependem de trnalhos já realizados para a tarefa
- Levam uma quantidade de tempo delimitada e fixa paa realizar
Um exemplo de crowdsourcing de macrotarefas é Freelancer.com, que fornece a intermediação de tarefas de autonomos especializados em certas áreas aos solicitantes.
2. Crowdsourcing de recursos criativos/operacionais
O crowdsourcing de recursos criativos/operacionais inclui uma ampla variedade de recursos baseados dese logomarcas, vídeos, sites, modelos, planos de marketing de publicitários, ou até mesmo a absorção de megadados, essenciais para a IA, e informações relevantes para empresas etc. Plataformas podem usar da multidão e da colaboração coletiva para minerar valor desses recursos criados por pessoas especializadas ou não, gerando valor para empresas ou para indivíduos que precisem de um trabalho que não conseguem por algum motivo fazer.
Crowdfunding
Características chave para um lançamento de campanha numa plataforma de financiamento coletivo segundo o livro
- O produtor está nas fases iniciais do protótipo, suficientes para mostrar aos apoiadores potenciais o que eles estão apoiando.
- A equipe está unida e é capaz de executar o produto corretamente
- O produto está voltado para comunidade e consumidores.
- A equipe tem acesso a uma grande comunidade de seguidores que podem ser abordados diretamente, ou tem capacidade de mobilizar recursos significativos de relações públicas/mídia para atrair a atenção.
- O produto visa solucionar um problema, melhorar um produto existente e ou contar uma nova história.
Motivos para cogitar o crowdfunding
- Validação da demanda e mercado
Nota: As vezes a demanda é real, realmente precisam da solução de um probelma, mas as pessoas não querem pagar para a plataforma para financiar o projeto, analogo ao que aconteceu com o processo incial do Easy Taxi, que foi difícil fazer com que os taxistas comprasses smartphones para usar o app mesmo que esses seriam benéficos a eles
- Validação e confirmação da campanha na plataforma proporciona um aumento na probabilidade de que investidores de risco apliquem na ideia. Como ocorreu no caso do relógio Pebble
- Desenvolvimento de uma comunidade de clientes pagantes interresados no projeto
- Custo de aquisição de cliente barato - Uma boa campanha trará publcidade gratuita