Resenha De Zero a Um.

- O progresso vertical, aquele realmente disruptivo, são tecnologias que vão de 0 a 1, não de 1a n

0 a 1 - Fazer coisas novas.
1 a n - Copiar coias que funcionam.

- O tamanho reduzido de uma startup proporciona espaço para pensar entre os integrantes do time.

- Para criar e consquitar valor duradouro no mercado, não desenvolva um negócio com produto indiferenciável

- O monopólio é a condição de todo negócio bem sucedido.

-Não foque na concorrência do seu setor. Busque o que você pode trazer de diferente ou melhor.

- Não importa quanto uma startup gera de valor hoje, mas a estimativa de valor de mercado dessa startup no futuro.

- Uma startup deve focar na geração de valor para o futuro, não para o curto prazo. Sempre se pergunte: "Este negócio ainda existirá daquiuma década?"

Características de um monopólio digital

Tecnologia proprietária

- Tecnologia que torna o seu produto ou serviço difícil ou impossível de replicar.

-Pode ser um algorítmo muito bom, como é o caso do mecanismo de buscas do Google.

 - Algo dez vezes melhor do que seu substituto mais próximo, como a Amazon fez ao disponibilizar dez vezes mais livros do que qualquer livraria física permite.

- Um primeiro passo mais fácil para ter uma tecnologia proprietária é inovar, melhorar radicalmente uma solução existente, que é o que as startups tem feito ultimamente.

Efeitos de rede

- Uma boa plataforma possui boas estratégias de valor entre usuários, comumente chamadas de efeitos de rede. Efeito de rede é o impacto que o número de usuários de um plataforma exerce sobre o valor para cada um deles.

Ex. Se seus amigos estão no Facebook, faz sentido você também aderir a essa rede social,e nçao simplesmente optar por uma X. Isso é um caso de efeito de rede que o Facebook gerou quando Mark criou a rede exclusivamente para os alunos de Harvard,e depois foi expandindo para outras faculdades. Se Mark tivesse inicialmente essa ideia como um negócio para o mundo inteiro, como é hoje, não teria criado os efeitos de rede necessário para a fidelização de usuários.

- Os efeitos de rede também são usados para equalizar o número de participantes de uma plataforma de mercado bilateral (com produtores e consumidores) como o Uber. Nesse exemplo, vale a pena o Uber disponibilizar cupons de descontos aos passageiros para esses aderirem a plataforma, pareando com os motoristas ociosos pelos clientes.

- Para não ter problemas com efeitos de rede negativos,boas plataformas se utilizam de bons sistemas de curadoria. No caso do Uber, a curadoria integra bons motoristas a bons clientes, com o sistema de pontuação por exemplo, o mesmo acontece com uma plataforma de relacionamentos, como o OkCupid, onde há um filtro que permite parear pessoas consideradas mais bonitas com pessoas de igual calibre, impossibilitando que o usuário deixe a plataforma por um desgate por não achar pessoas atraentes, conseguindo melhores feedbacks, por exemplo.

- Existem diversos exemplos de curadoria, que vão desde o Youtube, que indica vídeos de sua preferência, e marginaliza vídeos de baixa qualidade, até aplicativos de relacionamentos.


Economia de Escala

- Platafromas digitais podem desfrutar de uma economia de escala substanciais  porque o custo marginal para produção se aproxima do zero. Adquirir um novo motorista ou usuário no uber, é quase nulo. O mesmo ocorro com o Airbnb, o seu crescimento está atrelado á velocidade que cadastra um novo usuário portfólio de quartos disponíveis. O Youtube também se classifica nessa posição disruptiva, uma vez que lançar conteúdo para sua plataforma é de responsabilidade total de seus usuários, quebrando o paradigma das emissoras de TV que gastam tanto para produzir conteúdo.

- Por criarem valor a partir de recursos que não possuem ou controlam, as plataformas crescem muito mais rápido que as empresas tradicionais.

Branding

- O branding é um tanto amplo. Tem haver com a essência de uma empresa ou startup. Um grande exemplo de um branding que é cultuado por todos é a Apple. Seu branding vai desde o apescto cuidadoso de seus produtos, as experiências do usuário, as capanhas publicitárias onipresentes, ate o carisma que Steve Jobs criou para a contrução da marca. Tem haver com peças chaves e únicas de sua marca, que pode ter haver com o produto em si, como a insistência da Apple em manter produtos minimalistas, e também tem muito haver com a experiência única do usuário.

- Focar na marca em vez da substância também mata. As pessoas não vão aderir ao seu produto por ser cool, mas sim se ele resolver realmente um problema, ai então você pode focar no branding. Nenhuma empresa de tecnologia pode se desenvolver somente a partir de branding


Desenvolvimento de um Monopólio

- Para Thiel. marca, tecnologia proprietária, escala e efeitos de rede combinados criam um monopólio, porem existem algumas premissas que ele defende:

- Começar pequeno, num mercado pequeno e ir expandindo. Como a Amazon, que iniciou no mercado de livros, e depois expansiu-se para venda de outros artigo, como mídia e softwares. Para ele, uma startup não deve entrar num mercado muito grande, ainda pior se esse mercado contar com a concorrência, que é massacrada por Thiel.


- Para o investidor, a disrupção é uma armadilha. O ato de criação é mais bem vindo do que tentar inovar num sistema que a velha indústria ja domina.



Lei da potencia

- Para Thiel, poucas empresas e stratups, geram o maior retorno dos fundos de investimento. Essas empressas bem sucedidas cobrem os prejuizos dos investimentos das stratups que fracassaram.

Segredos

- No mundo contemporâneo, segundo Thiel, as pessoas tendem a acreditar que todos os segredos do mundo já foram descobertos, portanto, não acreditam no potencial de criarem novas inovações, ou novos modelos de negócio que resolvam os problemas do mundo, já que os segredos da humanidade, o potencial tecnologico e a natureza ja foram muito bem explorados, e nada mais tem a fazer do que se focar em resolver problemas que exigem médio ou pouco esforço ou novos modelos de negócio para resolverem os problemas do mundo.

- Quando pensam em Economia Compartilhada por exemplo, pensam " Ah mas já temos o Uber, ou outras formas plataformas basedas no crescimento exponencial".


-Peter Thiel diz que, para que continuemos numa trajetória de crescimento, devemos contar com a crença de que ainda não descobrimos a solução para todas as questões do mundo, pois assim, não pararíamos de inventar e buscar soluções no campo da tecnologia e da inovação.


- Segredo serve de um Gatilho inicial para a busca da solução de um determinado problema. Identificado o segredo, e encontrado uma forma para solucionar esse problema, devemos tonar essa solução em um modelo de negócio.


- Se você acha que algo difícil é impossível, sequer começará a tentá-lo.


Como encontrar segredos


 - Ao pensar em qual tipo de empresa construir, existem duas perguntas diferentes a serem feitas:  Quais segredos a natureza não está lhe contando? Quais segredos as pessoas não estão lhe contando?

- O melhor lugar para procurar segredos é onde ninguém está procurando. A maioria das pessoas pensa somente em termos daquilo que lhes ensinam. O própio ensino visa transmitir o pensamento convencional. Existem campos que importam mas nçao foram padronizados e institucionalizados.

Fundações

- Você não pode construir uma startup ou uma empresa com fundações ruins. Más decisões na escolha dos sócios, ou na contratação, são dificílimas de resolver depois de tomadas. ás vezes só corrigido depois de uma falência.

- Como fundador. é importantíssimo prestar atenão nas fundações da sua startup para que não arranje problemas muito grande no futuro. Você pode tomar decisções erradas e corrigi-las no caminho, o mais rápido possível, mas sempre é bom prevenir logo de atemão esses problemas, aprendendo com os erros dos outros por exemplo.

- Thiel diz que fundadores devem partilhar uma pré-história antes de inciar um projeto.

- É muito difícil ir de 0 a 1 sem uma equipe. Uma equipe feita, também nãi basta. Essa equipe precisa estar alinhada com os valores e princípios da startup.

Para prever fontes prováveis de desalinhamento em qualquer empresa, convém distinguir entre três conceitos:

Propriedade: quem detém legalemente as ações de uma empresa?
Posse: quem dirige realmente a empresa no dia a dia?
Controle: quem governa formalmente os assuntos da empresa?

-  Uma startup típica aloca a propriedade entre fundadores, funcionários e investidores. Os gerentes e funcionários que operam a empresa também desfrutam da posse. E um conselho diretor, onde geralmente Thiel compreende fundadores e investidores, exerce o controle.


- Para Thiel, na prática distribuir essas funções entre essas pessoas faz sentido, mas também multiplica as oportunidades de desalinhamento.

- Como por exemplo o CEO de uma grande empresa, que detém apenas uma parte trivial das ações, pode se sentir incentivado a se recompensar pelo poder da posse, e não pelo valor da propriedade, que pode se reverberar em atitudes e decisões que beneficiam a empresa em curto prazo, mas não distribrui valor para os acionistas num longo prazo, por exemplo. Exemplos desse tipo de desalinhamento pode ocorrer entre membros do conselho diretor e os fundadores.

- Outra maneira de instigar o desalinhamento com a empresa é não distribuir ações aos funcionários ou não pagar um salário regular á alguém que vá trabalhar na empresa, seja ele um advogado ou consultor. A distância do "terceirazado" com a startup não cria a necessidade desse criar valor de longo prazo para o negócio.

- Uma fundação bem feita, ocorre no início, quando existe um alinhamento da equipe com o caráter empreendedor, com senso de dono, e além disso, com pensamento fertil á inovação, onde existe criatividade e flexibilidade para a inovar, criar coisas novas e de prospectar novos negócios.


Nem tudo é dinheiro

- Um salário alto ao CEO de uma startup ou empresa o incentiva a defender o status quo da equipe, e também não trabalhar com os "subordinados" para revelar os seu problemas e corrigí-los, com medo de perder o seu posto no futuro, talvez.

- Um CEO que se sente bem com o mínimo de pagamento, em prol de uma melhor remuneração dos funcionários, cria um ambiente de liderança forte e de incentivo, que também acaba influenciando as decisões e atitudes dos funcionários, por meio do exemplo.

- Uma remuneração alta em dinheiro ensina aos trabalhadores a reivindicar o valor da empresa conforme já existe, em vez de investirem seu tempo na criação de vaor novo no futuro. Um bom incentivo para a criação de valor no longo prazo é a distribuição de bônus ou participação acionária (muitos descartam essa última opção pela falta de liquidez, ou seja, pela velocidade e facilidade de converter em caixa).


Recrutamento

- Nenhum empresa possui uma cultura. Ela é uma cultura

- Uma empresa, que adota uma visão meramente profissional do local de trablaho, no qual agentes livres chegam e vão embora, insere um raso alinhamento do profissional coma empresa e controi carreiras, e por consequência resultados, pouco satisfatórios.

- Voccê precisa de pessoas que não sejam capacitadas apenas no papel, mas que trabalharão juntas coesivamente depois.

- Uma pergunta que deve ser feitra gradulamnete durante um processo de recrutamento: Por que alguém ingressaria na sua empresa como o seu vigésimo engenheiro quando poderia ir trabalhar no Google por mais dinheiro e pretígio?

- Pessoas talentosas não precisam trabalhar para você, elas tem uma abundância de opções.

- Você atrairá funcionários de que precisa se conseguir explicar por que sua missão é irresistível: não apenas porque é importante no geral, mas por que você está fazendo algo importante que ninguém mais conseguirá. Você precisa estar animado não em remunerações altas, mas em criar valor de longo prazo, sentir-se bem por estar inserido num ambiente que possa gerar ótimos resultados, e acima de tudo, aprender muito.

- Todavia, mesmo uma grande missão não é suficiente. O tipo de recruta que mais se empenhariaa como funcionário também se perguntará: "Estes são os tipos de pessoas com quem eu quero trabalhar?

- Acima de tudo, não entre em guerras de mordomias. Essas podem ser fruta de um simples ego do fundador em representar a empresa como um bom lugar, que tem sucesso, ou realmente querer um bom tratamento dos funcionários. Mas diversão vinda de distrações, não deve ser o objetivo final dos funcionários. A sua maior diversão deve vir em trabalhar em prol de uma missão.

- Limite-se a cobrir o básico necessário,e depois prometa o que ninguém mais consegue: a oportunidade de fazer um trabalho insubstituível, em um problema singular, junto com pessoas ótimas.

- Nada  de uniformes, ternos ou coisas formais demais. Os integrantes tem um compromisso tão garnde com a stratup que trabalham nela do jeito que as mais convém, como se estivessem em casa: de camisetas, chinelo, bermuda, ou no máximo, uma camiseta estampando o logo da empresa.

- Ao atrair responsabilidades aos funcionários de uma startup, você poderia começar tratando isso como um simples problema de otimização para compatibilizar os talentos com as tarefas.

- É importante ressaltar que esses papéis não devem permanecer estáticos por muito tempo. Deve haver uma graduação na hierarquia para que pessoas mais jovens ascendam.

- A maioria das brigas dentro de uma empresa ocorre quando colegas comepetem pelas mesmas responsabilidades. Isso ocorre muito nos estágios iniciais de uma startup. Para não ter a sua startup ruindo por questões internas de funcionários, delimite bem quem deve tomar conta de cada papel.

Vendas, Publicidade e Marketing

- Uma propaganda ou publicidade não existe para fazê-lo aderir um produto imediatamente. Ela existe para implantar impressões que impelirão na adesão/compra mais tarde.

- Vendedores tem um compromisso com a persuasão. Temos um olhar pejorativo, e até usamos o termo "vendedor" como sinônimo de alguém que fornece um trabalho duvidoso. Mas só reagimos negativamente a vendedores desastrados e óbvios, ou seja, vendedores ruins (alguns podem criar uma imagem óbvia de um vendedor em nome do ego, para criar uma "status" em torno disso).

- Um bom vendedor é aquele persuasivo, não aquele óbvio, que apenas carrega uma imagem pejorativa, com astúcia para venda de um trabalho duvidoso. Um vendedor bom é aquele que tem um objetivo claro, que é prospectar mais vendas, não simplesmente criar uma imagem escondida atrás de um ego inflado.

- O Valor Vitalíco do Cliente ( VVC), é o lucro líquido auferido em média no decorrer de seu relacionamento com o cliente e ele deve ser maior que o Custo de Aquisição do Cliente (CAC).

Vendas Complexas, geralmente com necessidade de serem acompanhadas de um supervisor superior de da empresa cliente

- Uma vez que você possui um grupo de cliente de referência que usam com sucesso o seu produto ou serviço, estará em condições de fechar mais contratos.

Vendas Pessoais,  geralmente sem muita necessidade de acompanhamento de um superior

- Uma empresa B2B, Box, que dispunha de um bom meio para armazenar na nuvem dados com segurança usou técnicas que permitiram um bom relacionamento com os usuários na empresa cliente, sem a necessidade de falar com alguém de calibre superior, que poderia impelir no fracasso da venda logo de cara.

- O marketing pode ajudar muito na adesão de um serviço ou produto, como as B2C, mas certos serviços e produtos só conseguem ser vendidos com um aparato do setor das vendas por traz.

- A publicidade pode funcionar para startups apenas se o Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e o Valor Vitalício do Cliente (VVC), tornar antieconômico qualquer outro meio de distribuição.


-Marketing Viral

- Aquele que conta com a viralidade que um produto se espalha entre os clientes. Facebook,  Instagram e Paypal são plataformas que usufruiram do marketing viral para absorção de clientes. Ele pode ser acentuado via efeitos de rede, como foi o caso do Facebook e Instagram.

- O Paypal de o Easy Taxi tiveram que utilizar de pagamentos em fases inciais para dar gatilho a um crescimento viral da platadorma, em que casos como esse também é valido.

Tecnologia inimiga ou amiga?

Tecnologia significa complementaridade

- Homens e máquinas sçao bons em coisas diferentes, As pessoas tem intencionalidade - forjamos planos e tomamos decisçoes em situações complicadas. Somos menos bons em compreender quantidades enormes de dados.

- Os computadores são completamente contrários: destacam-se no processamento eficiente de dados, mas lutam para fazer julgamnetos básicos que seriam simples para qualquer um ser humano.

O LinkedIn não substitui os recrutadores, mas utiliza de um recurso de busca e filtragem para fazer com que recrutadores encontrem candidatos, ao mesmo tempo que cria valor a milhões de profissionais ao gerenciar suas marcas pessoais.

- Big Data (ou megadados) são o braço direito para a construção de algorítimos úteis às plataformas e computadores.

-"Como os computadores podem ajudar os humanos a resolverem problemas difíceis?"

- "Urgência e empenho só vistos anteriormente quando as nações se mobilizaram para a guera."


Perguntas Essenciais

1.A pergunta sobre a engenharia

Você consegue criar tecnologia revolucionária em vez de melhorias graduais?

2.A pergunta sobre o momento certo

Agora é o momento certo para iniciar seu negócio específico?

3.A pergunta sobre o monopólio

Você está começando com uma porção grande de um mercado pequeno?

4.A pergunta sobre as pessoas

Você dispõe da equipe certa?

5. A pergunta sobre a distribuição

Você dispõe de um meio de não apenas criar, mas entregar o seu produto?

6.A pergunta sobre a durabilidade

Sua posição no mercado será defensável em dez e vinte anos no futuro?

7.A pergunta sobre o segredo

Você identificou uma oportunidade única que os outros não veem?