Os 7 Hábitos - Compreender melhor a vida

Motivações
- GA. Startup de sucesso.
- Revolução do Entreterimento.
- Eu não tenho um desejo de baixo nível, como simplesmente "querer" alcançar uma meta. O meu desejo é do nível de compromisso. Eu assumo o compromisso de criar uma startup de sucesso em 2 anos.
- Você só vai conseguir agarrar as oportunidades e inicar uma revolução se for o primeiro a empreender numa oportunidade embrionária. Por isso aprenda e execute no menor tempo possível.
- Produzir hoje, agora, para criar resultados no futuro e não se arrepender por ter perdido oportunidades quando tiver 80 anos.
Vestibular para ingressar na Faculdade*- > Aprender e Executar em ideias e oportunidades

Prioridades:
Estudar 90%
Conhecimento de Tecnologia e Empreendedorismo 10%

Comprometer-se sem restrições, o que exije não se refrear e dar 100% de tudo o que se tem para criar a startup. Isso requer disposição para fazer o que for necessário durante o tempo que for preciso.


Os filhos da culpa são o ceticismo e a desesperança. Quando nos permitimos acreditar que somos vítimas das nossas circunstâncias e cedemos ao problema do determinismo, perdemos a esperança e a motivação e nos acomodamos à resignação e à estagnação.

Eu não sou resultado do acaso, e o meu futuro não está nas mãos do determinismo, do acaso ou das circunstâncias. O meu futuro está nas mãos dos meus resultados, da minha determinação e comprometimento com as minhas metas.

A natureza humana é quadridimensional:

Corpo: evitar doenças e alinhar um estilo de vida que o ponha em maior longevidade e que permita uma maior produtividade.

Mente: ler ampla e profundamente, educação contínua. Humildade no que tange a aprendizagem, se aprimorar sempre na inteligência e competência. Nunca se redimir diante qualquer obstáculo ou protuberância que os desafios apresentam, analisar cada erro e barreiras para ter alçar os resultados esperados.

Coração: ouvir profundamente os outros e tratá-los com respeito, generosidade e lealdade.

Espírito: ser guiado religiosamente por valores, princípios e por Deus.

A felicidade, as realizações, e os relacionamentos são os pilares que sustentam a satisfação do sentido da vida e do propósito no leito de morte.




Suas atitudes não devem ser ambíguas, você deve ser generoso, respeitoso e comprometido 100% do tempo, não apenas em momentos específicos. Isso cria integridade e confiança nas relações.

Técnicas simples e rápidas só funcionam no curto prazo e se desdobram em muito estresse quando se demonstram incapazes de auçar objetivos de maior valor. O verdadeiro sucesso vem da profunda integridade com os valores e princípios e da firmeza e caráter.

Caráter - Integridade com os Valores, Princípios, Comprometimento e Resultados de Longo Prazo, Primários.
Personalidade - Técnicas de Persuasão e Comunicação, Resultados de Curto Przao, Secundários.

O Poder de um Paradigma

Paradigma é a meneira como "vemos" o mundo, em termos de percepção, compreensão e interpretação,

Se vemos as coisas diante uma certa lente, um paradigma específico, iremos ter comportamentos e atitudes relevantes àquele paradigma. Os paradigmas são contruídos pelos condicionametos que temos durante a vida.

Temos a tendência para pensar que vemos as coisas como elas são, que somos objetivos. Mas não é bem assim. Vemos o mundo não como ele é, mas como nós somos - ou seja, como fomos condicionados a vê-lo.

A mudança de paradigma nos permite agir e se comportar de forma diferente na forma de como vemos as coisas e o mundo.

A felicidade, pode ser definida, pelo menos em parte, como o fruto da habilidade e do desejo de sacrificar o que queremos agora, em função do que queremos futuramente.



Dependência< Independência< Interdependência

A Dependência é o paradigma do você. Onde a culpa nunca está no eu, mas sempre nos outros. Os seus resultados são moldados pelas circunstâncias e pelas outras pessoas.

A Independência é o paradigma do eu. Onde os resultados são de dentro para fora. É um nível de maturidade acima da Dependência.

A Interdependência é o paradigma do nós. É a área onde os resultados podem ser aplificados com a com uma melhor relacão, com sinergia.

- Se eu posse fisicamente dependende - paralítico, deficiente ou incapaz fisicamente -, precisaria da ajuda das pessoas. Se eu fosse emocionalmente dependente, meu senso de valor, e minha segurança dependeriam da opinião dos outros a meu respeito. Se eu fosse intelectualmente dependente, precisaria de terceiros que iriam pensar em meu lugar e resolver as questões e os problemas da minha vida.

- Se eu fosse independente, poderia me virar sozinho fisicamente. No plano intelectual, seguiria minhas próprias ideias e teria capacidade de passar de um nível de abstração a outro. Poderia pensar de modo crítico e analítico, organizando e expressando meus pensamentos de forma inteligível. Emocionalmente, saberia reconhecer o meu valor sozinho. Não dependeria do fato de os outros gostarem de mim ou me tratarem bem para reconhecer meu próprio valor.

O conceito de interdependência, tão mal compreendido, lembra muitas pessoas, às vezes por razões egoístas, destruindo o casamento, abandonando os filhos e deixando de lado as responsabilidades pessoais, sempre em nome da independência. Mas isso só revela uma dependência mais profunda, da qual essas pessoas não podem fugir, pois vem de dentro, não de fora - uma dependência que permite à fraqueza alheia arruinar sua vida emocional, ou que coloca a pessoa na posição de vítima dos outros e dos acontecimentos que escapam completamente do seu controle.

Uma postura independente, por si só, não se adapta à realidade interdependente. Pessoas independentes podem ser eficazes em nível individual, mas não constituem líderes adequados ou bons elementos em uma equipe. Eles não adquiriram ainda o paradigma de interdependência, necessário para conseguir êxito na vida familiar, no casamento e no mundo profissional.

- Se eu sou fisicamente interdependente, eu sou autoconfiante e capaz, mas sei que nós dois juntos podemos fazer muito mais do que um isoladamente, por melhor que seja. Se eu sou emocionalmente interdependente, tenho noção do meu próprio valor, e esta noção vem do íntimo, mas também reconheço a necessidade do amor, de dar e de receber o amor dos outros. Sendo intelectualmente interdependente, tenho consciência de que preciso de toda a capacidade mental das outras pessoas, para somar à minha.

P/CP

Você deve ccriar um equilíbrio entre a Produção, os resultados, salário, uma promossão, lucro maior e a Capacidade de Produção, a saúde deos relacionamentos, saúde física mental, no trabalho, relaçoes dentro de uma organização, lealdade dos clientes.


Vitória Particular - Independência




Ser Proativo



Não somos aquilo que parecemos ser. Os nossos resultados não codizem o que somos. Os nossos resultados são frutos do nosso estado de espírito e dos nossos pensamentos. Nós somos o nosso Caráter.

A maioria das pessoas acredita no determinismo, que são burras, que não são competentes em tais áreas. que o seu temperamento é assim por nascença entre outras coisas, e colocam a culpa em outras pessoas ou coisas. Isso pode até ser verdade, uma vez que os estimulos externos influenciam muito uma pessoa com moleza de caráter. Mas a realizade que podemos nos moldar no que toca o nosso caráter. Podemos nos tornar mais inteligentes e competentes em qualquer área. Não deixamos que circunstâncias externas nos influenciam, assim como o que outras pessoas dizem sobre nós. Podemos escolher como reagimos aos estímulos externos.

Você pode decidir, dentro de si, como todas as variâncias e circunstâncias externas iram afetá-lo

A capacidade de subordinar um impulso a um valor é a essência de uma pessoa proativa. Os reativos são levados por sentimentos, circunstâncias, condições e ambiente. Os proativos são guiados por seus valores, cuidadosamente pensados, selecionados e interiorizados.

- Proatividade

A proatividade pode ser usada em duas situações:
1. quando você deseja que influências externas, opniões, pessoas, quaisquer que forem elas, e circunstâncias não estimulem no seu caminho e nos seus resultados.
2. quando, em qualquer ordem de problema, você quer chegar a um resultado X, você usa o seu RI, recursos e iniciativa, para chegar a esse resultado

O Círculo de Influência é tudo o que você pode fazer para chegar a resultados satisfatórios. Nele existem problemas de Controle Direto, que estão obviamente em nosso alcance, problemas de Controle Indireto, que podem necessitam da nosso boa capacidade de interação e interdependência com outras pessoas, e os de Controle Inexistente, como nosso passado ou realidades situacionais. Mas também existe o Círculo da Preocupação, onde se encontram situações que não possuímos controle, portando não devemos nos deixar estressar.

O primeiro passo para a solução de um probelma seja ele de controle direto, indireto ou inexistente, está ao nosso alcance.


Comece com o objetivo em mente.



De que maneira você quer ser lembrado no seu leito de morte, no seu velório? Uma pessoa muito briguenta, com mau caráter, com fama de astuto e ganancioso? Ou uma pessoa generosa, que lidava muito bem com as pessoas, com os seus sentimentos, que se preocupava muito com os outros, muito atencioso e humilde?

Provavelmente você queira que no seu leito de morte, as pessoas lembre de você das seguintes maneiras:

- Uma pessoa batalhadora, que venceu desafios com muito esforço.
- Uma pessoa que quebrou paradigmas de tudo o que falavam sobre ela, que conseguiu alçar seus objetivos.
- Uma pessoa muito comprometida com um propósito maior.
- Uma pessoa muito esforçada, que se emergia em conhecimentos de qualquer magnitude.
- Uma pessoa que compreendia os outros, dava conselhos e estimulava seguir seus sonhos.
- Uma pessoa que ajudou muitas outras, de qualquer classe, uma pessoa humilde.
- Uma pessoa que não se considerava melhor do que ninguém, e sempre buscava aprender alguma coisa com todos.
- Uma pessoa que conquistou muitas e muitas realizações, e não se achava melhor do que ninguém por conta disso.
- Uma pessoa que visava sempre se melhorar, se moldar para perfeição moral e ética.
- Um filho muito generoso, que apesar de parecer um tanto "cabeça nas nuvens", conseguiu mostrar para o mundo que ele podia alcançar o que queria, quebrando com a imagem que as vezes as pessoas tinham dele como uma pessoa boba, que mantinha sonhos impossíveis de conquistar.
- Um pai que tinha ouvido aberto para tudo, que sabia ouvir e incentivar os filhos a conquistar os seus sonhos.
- Um amigo que mantinha lealdade sempre com todos, não esquecendo deles em nenhum momento da vida.
- Uma marido muito fiel, que gostava muito da esposa, e procurava sempre entendê-la. Um marido que queria aprender sempre com os erros e desafios no relacionamento.
- Uma pessoa generosa com todos, que mantinha uma relação humilde com a sociedade e o impacto que causava.
- Uma pessoa compomissada com os afazeres e promessas, com muita disciplina nas coias do dia a dia e muito confiável.
- *Uma pessoa dedicada a construir sucesso para impactar realmente a vida das pessoas, não por dinheiro nem por reconhecimento, mas pela satisfação de impactar e tocar o íntimo de cada uma das pessoas, sejam elas clientes, funcionários, amigos, sociedade e familiares.

Do que importa você trabalhar e se esforçar arduamente para conseguir coisas materias, carros e roupas da moda se você um dia irá morrer? Isso não deixa nenhum imapacto ou lembrança positiva no seu leito de morte. O que realmente impactará será a o seu legado, a sua generosidade, os sonhos grandes que você conquistou, o número de pessoas que você conseguiu impactar, a revolução que você gerou em alguma área. O impacto que você deixou no mundo que importa.

MISSÃO PESSOAL

Quero revolucionar o mundo, numa caminhada humilde, generosa, com muito esforço e comprometimento, com firmeza de caráter e integridade. É isso que fará real sentido e impacto no meu leito de morte.

- *Construir sucesso para impactar realmente a vida das pessoas, não por dinheiro nem por reconhecimento, mas pela satisfação de impactar e tocar o íntimo de cada uma das pessoas, sejam elas clientes, funcionários, amigos, sociedade e familiares.


CENTRO DA SUA VIDA


Para escrever uma missão pessoal, precisamos começar pelo centro do Círculo de Influência, o centro no qual residem nossos paradigmas mais básicos, as lentes que usamos para observar o mundo.
Esse centro será nossa fonte de Segurança, Orientação, Sabedoria e Poder.

Segurança:

  • Senso de valor
  • Identidade
  • Estabilidade Emocional
Orientação:
  • Fonte de rumo
  • Quadro de referências que interpreta para você o que acontece no mundo
  • Princípios que governam a tomada de decisões
Sabedoria:
  • Compreensão de como os princípios se aplicam e se relacionam um com os outros
  • Envolve o julgamento, o dicernimento e a compreensão
Poder:
  • Capacidade para agir
  • Controle dos impulsos
  • Comprometimento e esforço

Centrado nos Princípios:


Conjuge: 
  • Parceiro igualitário na relação interdependente mutuamente benéfica.
Família:
  • Amigos
  • Oportunidade para servir, contribuir e atingir realização
  • Oportunidade para reescrever os roteiros intergeracionais e mudá-los
Dinheiro:
  • Recurso necessário para atingir metas e prioridades importantes
Trabalho:
  • Oportunidade para usar talentos e habilidades de maneira significativa
  • Meio para obter recursos econômicos
  • Investimento de tempo, para ser mantido em equilíbrio com outros investimentos de tempo, com prioridades e valores de vida
Bens:
  • Fornecedores de recursos
  • Respondabilidades para se cuidar
  • Abaixo das pessoas, em termos de importãncias
Prazer:
  • Alegria que resulta de quase todas as atividades da vida
  • Recreação verdadeira, como parte importante de um estilo de vida equilibrado e integrado
Amigos:
  • Companheiros na vida interdependente
  • Confidentes - pessoas para compartilhar, servir, apoiar
Inimigos:
  • Nenhum inimigo real reconhecido, apenas pessoas com paradigmas diferentes e prioridades a serem compreendidas
Igreja:
  • Veículo para princípios verdadeiros
  • Oportunidade para servir e contribuir
Personalidade:
  • Indivíduo único, talentoso e criativo, em meio a muitos indivíduos únicos, talentosos e criativos que, trabalhando interdependetemente e independentemente, podem conseguir grandes feitos
Princípios:
  • Leis naturais imutáveis que não podem ser violadas impunemente
  • Quando honrados preservam a integridade, conduzindo assim à verdadeira felicidade e ao amadurecimento

Cada um de nós tem um monitor interno, ou um senso, uma consciência, que nos dá a noção de nossa singularidade e das contribuições que podemos fazer. Cada um possui sua missão única ou vocação especifica na vida. Portanto ele não pode ser substituído, nem sua vida repetida. Assim sendo, a missão de cada um é tão única quanto a oportunidade específica de implementá-la.

*Uma Família e uma Oragnização precisa construir uma Missão, pilarizada por valores e princípios que geraram envolvimento e comprometimento.

Primeiro O Mais Importante

O Gerenciamento é a transformação física, a emergência natural da proatividade e do cultivo de uma missçao pessoal aliada a valores e princípios.

Aqui o gerenciamento de tempo e de tarefas, a concretização e solidificação dos resultados são pilarizados por princípios e pelo propósito. Os valores e princípios servem fundamentalmente para subordinar sentimentos e emoções que o afastem de suas prioridades de seu comprometimento com seu propósito.

Organize e execute conforme a prioridade.

1.O que você poderia fazer (e não está fazendo no momento) que, se feito de maneira constante, causaria uma grande diferença positiva em sua vida pessoal?
2.O que, eu sua vida profissional ouempresarial, teria o mesmo efeito?

Quadrante I - Importante e Urgente

*Quadrante II - Importante mas não Urgente

Quadrante III - Não Importante e Urgente

Quadrante IV - Não Importante mas não Urgente

É no QII que residem as prioridades para a concretização da missão pessoal. Você deve negligenciar todas as tarefas que não não importantes, contidas no QIII e QIV, como mensagens, navegar na internet e redes sociais, ouvir música ou levantar frequentemente da sua cadeira para uma boquinha e usar o tempo restante nas atividades importantes, mas não urgentes, como o seu aprimoramento nas matérias, o estudo contínuo e consistente, a leitura de artigos de empreendedorismo e tecnologia, além de seu aperfeiçoamento nas áreas interdependentes.

Para interiorizar as prioridades importantes e não urgentes, essenciais para que você conquiste a sua missão pessoal, você deve estar centrado nos princípios e pilarizado através de seus valores, guiados pela missão pessoal.

Planejar prioridades sem uma missão clara baseada em princípios e valores te faz agir com base no agora, no curto prazo, sem pensar nos desdobramentos de longo prazo.

INSTRUMENTO DE ADMISTRAÇÃO DE TEMPO EM FUNÇÃO DA MISSÃO PESSOAL
Imagem

Delegação Restritiva: Delegação de tarefas que necesita de supervisão, que o faz perder tempo.
Delegação Administrativa: Mostrar o que deve ser feito,  estabelecendo parâmetros dentro so quais a pessoa deve agir, mostre os caminhos, mas deixe a pessoa aprender com os seus resultadosy